Segurança: Padrões de Classe Mundial

freestocks-I_pOqP6kCOI-unsplash

A Criptografia das Assinaturas Eletrônicas

 

CAdES

Para assinaturas Eletrônicas Avançadas e/ou Qualificadas a GTI Digital utiliza o padrão CAdES (CMS Advanced Electronic Signature) criptografado no formato PKCS7, 

Trata-se de um padrão de aceitação mundial e possui a possibilidade de assinar qualquer tipo de arquivo digital. 

O padrão CAdES produz um arquivo com a extensão .P7S que é visualizável apenas por verificadores específicos, como o Verificador do ITI Brasil e para facilitar a experiência dos nossos usuários, geramos um Laudo de Assinaturas para cada documento. 

O Laudo de Assinaturas contém diversas informações referentes às assinaturas, certificados e hash de verificação do documento.

Para facilitar a visualização das assinaturas, disponibilizamos também a versão para Impressão contendo o hash do arquivo original e os selos de autenticação contendo os dados do signatário, tipo de certificado, data e hora em que foi realizada a transação.

Com esses artefatos temos a certificação completa dos documentos assinados com assinaturas Eletrônicas Avançadas e/ou Qualificadas.

Utilizamos o padrão CAdES em todas as nossos processos de assinaturas, pois o mesmo garante a segurança e a agilidade do processo, além de ser amplamente aceito em demandas jurídicas.

Para assinaturas híbridas (Avançada + Qualificada) temos os mesmos documentos gerados pelas assinaturas Eletrônicas Avançadas e/ou Qualificadas e consolidamos as assinaturas Eletrônicas Simples ao processo de certificação.

Por se tratar de uma assinatura visual que não envolve certificados digitais, necessitamos de mais um arquivo para mesclar os 3 tipos de assinaturas (Simples, Avançada e Qualificada).

 

PAdES

Para assinaturas híbridas utilizamos outro padrão de certificação chamado PAdES (PDF Advanced Electronic Signature) que também utiliza a criptografia no formato PKCS7. 

Esse padrão é aceito internacionalmente e recomendado para assinaturas de documentos no formato PDF.

O padrão PAdES produz um arquivo .PDF com a criptografia PKCS7 embarcada, sendo possível visualizar e validar as assinaturas no Adobe Reader e demais visualizadores PDFs comerciais que suportam o padrão PAdES, garantindo uma melhor experiência para o usuário.

Em assinaturas híbridas esse padrão torna-se indispensável, pois a partir do mesmo conseguimos consolidar todos os tipos de assinaturas e garantir uma certificação robusta e segura para os documentos.

Esse diferencial você só encontra aqui na GTI Digital e foi criado para elevar ainda mais os padrões de segurança, gerando laudos técnicos e periciais completos, gerando proteção superior para os nossos clientes e usuários.

 

Sidney Borges é um Product Ninja da GTI Digital e trabalha incansavelmente para entregar produtos com qualidade superior e recursos que ajudam as empresas a se tornarem ainda mais digitais.

Notícias mais do que relevantes

O Guia Completo da Assinatura Eletrônica

BAIXE GRÁTIS AQUI Preparado por experts, profissionais da área e executivos experientes, este guia aborda todas as padronizações nas assinaturas eletrônicas orientadas pelo governo brasileiro,

Certificado Digital ICP-Brasil a partir de R$ 99,00

COMPRAR OU RENOVAR Benefícios do Certificado Digital O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e

Preços simples e justos. Contratação fácil e transparente.